Horário: De terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Eventos

O Museu de Alberto Sampaio vai associar-se à programação do evento regional “Minho Gastronómico”, que se realiza em Guimarães nos dias 4, 5 e 6 de novembro sob o tema “Carnes e Caldos”, desenvolvendo um conjunto de atividades para crianças e adultos, na manhã do dia 5. A participação é livre.

Assim, no sábado, dia 5 de novembro, às 11h00, terá lugar, no MAS, uma conferência intitulada “Caldos, sopas e potagens”, proferida pela investigadora Ana Marques Pereira, que se tem dedicado ao estudo da gastronomia, da evolução dos hábitos de mesa e da história da alimentação em Portugal, e que conta já com várias obras publicadas nestas áreas.

Após a conferência serão exploradas algumas obras do Museu atualmente em reserva, como pinturas, pratas ou faianças, selecionadas de forma a proporcionar uma leitura mais completa e a contribuir para um maior conhecimento da evolução dos gostos e costumes da alimentação e dos serviços de mesa na região do Minho.

Simultaneamente, o Serviço Educativo do MAS desenvolverá uma atividade para crianças que inclui um teatro de sombras sobre um dos mais antigos mesteres do concelho, o de cutileiro. Esta atividade será seguida de uma breve exploração, no circuito do Museu, de algumas das peças do museu, abordando o seu contexto histórico ou usos e costumes, procurando, ao mesmo tempo, sensibilizar para a importância da educação alimentar nos dias de hoje.

Ainda na manhã de sábado, dia 5, pelas 10h30, será apresentada a última publicação da investigadora Ana Marques Pereira intitulada “Luís de Sttau Monteiro Gastrónomo”, que dá a conhecer esta faceta do escritor.

O evento “Minho Gastronómico”, que este ano tem como lema “Experimentar com a alma, provar com o coração”, é uma iniciativa do Consórcio MinhoIN que engloba os 24 municípios da região, através das respetivas Comunidades Intermunicipais. Depois de Viana, com os doces, e de Braga, com os peixes, em Guimarães as atenções voltam-se para “Carnes e Caldos” nos dias 4, 5 e 6 novembro.

Museu de Alberto Sampaio
PROGRAMA | Sábado, dia 5 de novembro

10h30
– Apresentação do livro “Luís de Sttau Monteiro Gastrónomo”, de Ana Marques Pereira
Salão Nobre
(Entrada livre, limitada à lotação do espaço)

11h00
Conferência “Caldos, sopas e potagens”, por Ana Marques Pereira
– Análise de obras de arte do MAS atualmente em reserva (pinturas, pratas, faianças), relacionadas com a temática
Salão Nobre
(Entrada livre, limitada à lotação do espaço)

10h00-11h00 e 11h30-12h30
Teatro de sombras “A Lenda do Cutileiro e da Boa Água de Guimarães”
– Visita exploratória ao Museu: contexto histórico; usos e costumes
(duas sessões)
Público-alvo: crianças até aos 12 anos
(Entrada livre)

Contactos e inscrições: 253 423 913 e masampaio.se@culturanorte.gov.pt

Ana Marques Pereira – Nota Biográfica
É licenciada em Medicina pela Universidade de Lisboa desde 1974 e especialista em Hematologia Clínica, desde 1985. Publicou vários livros e artigos na área da Hematologia.
Publicou vários livros e artigos de gastronomia, alimentação e da evolução dos hábitos de mesa em Portugal e já fez mais de 50 comunicações orais e cursos sobre o tema da História da Alimentação e a sua evolução ao longo dos tempos.
Tem desde outubro de 2008 um blog intitulado “Garfadas online”, versando assuntos relacionados com a História da Gastronomia.
Fez parte da Associação “Idade dos Sabores”, onde em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, procurou dinamizar a investigação e divulgação de práticas alimentares e objetos museológicos relacionados com a área do fabrico e apresentação de alimentos.
Publicações:
– Mesa Real. A Dinastia de Bragança. 2000. Edições Inapa
– Cozinhas. Espaço e Arquitectura. 2006. Edições Inapa (Médialivros).
– Receitas e Truques para Doentes Oncológicos. Edição de autor. 2009
– Colaborou com o capítulo “Ofícios de Boca na Casa Real Portuguesa (Séculos XVII e XVIII)”, no livro Mesa dos Reis de Portugal. Ofícios, Consumos, Cerimónias e Representações (séculos XIII-XVIII). Circulo de Leitores. 2011.
A Manteiga em Portugal. Pequena História. Editora Apenas Livros. 2012
Licores de Portugal (1880-1980), edição da autora. 2013.
Do comer e do falar…tudo vai do começar. Relógio d’Água. 2015. (venceu o premio da Academia de Gastronomia Portuguesa em 2016).
Portuguese trade and eating habits over the last two centuries, in Feed. Jerónimo Martins World’s Magazine. (junho 2017). Nº 3: 85-87.
Portuguese Ginginha. Edição de autor. 2017.
Vestir a mesa. Têxteis de mesa do séc. XV ao XX. AAPDBCG. 2018.