Exposição temporária sobre a presença do Diabo na cultura popular
Eventos

O mês de maio trará ao Museu de Alberto Sampaio uma nova exposição temporária dedicada à presença do Diabo na cultura popular e nas suas manifestações artísticas. De 2 a 30, na Sala do Capítulo, será possível admirar várias peças de olaria representativas do demónio e das diversas formas que assume, assim como um conjunto de ilustrações alusivas, da autoria de Joaquim Salgado Almeida.

Expodiabólica – Uma Expressão da Cultura Popular mostra uma coleção particular, pertença de Fernando Capela Miguel, composta por obras, todas elas, criadas em Barcelos por artesãos locais. Cerca de metade foram desenhadas pelo próprio colecionador e executadas por encomenda.

Professor de carreira, Capela Miguel estudou Antropologia e tem-se dedicado ao estudo da cultura popular. É também autor de dois livros sobre temáticas relacionadas com o Diabo, que são o resultado do trabalho desenvolvido nesta área ao longo dos anos.

Uma dessas obras, “Contos e Lendas do Diabo em Guimarães”, será apresentada no dia da inauguração da exposição, dia 1 de maio, pelo Professor Doutor Fernando Azevedo, da Universidade do Minho. O público poderá visitar a exposição a partir do dia 2.

Expodiabólica – Uma Expressão da Cultura Popular
2 de maio a 27 de junho de 2021