Horário: De terça a domingo, das 10h00 às 18h00. Claustro encerrado devido a obras de requalificação.

O Museu de Alberto Sampaio recebe mais uma vez as atividades da Feira Afonsina. À semelhança do que já aconteceu no ano passado, o evento traz ao claustro o “Quotidiano Monástico”, que visa recriar a vivência de uma comunidade religiosa medieval em todas as suas facetas, desde os momentos de trabalho até à ritualística e à oração.

Assim, os visitantes que entrarem no claustro da antiga Colegiada de Santa Maria de Guimarães, hoje Museu de Alberto Sampaio, terão oportunidade de analisar a “botica”, observar o “scriptorium” e percorrer a “oficina”, espaços onde decorrerão várias atividades.

A Feira Afonsina é uma iniciativa promovida anualmente pela Câmara Municipal de Guimarães e que se desenvolve em vários locais da cidade. Este ano, o evento, que se realiza de 22 a 25 de junho, tem como tema “Afonso: Político e Diplomata”.

Saiba tudo sobre a Feira Afonsina.

ESPAÇOS

“Botica”
Aqui se pesquisavam, experimentavam e desenvolviam técnicas de tratamento, maioritariamente com ervas. Neste espaço, utilizam-se métodos tradicionais de fabrico de remédios e unguentos a serem usados no humilde albergue de peregrinos do mosteiro.

“Scriptorium”
No período Medieval os mosteiros albergavam as bibliotecas da época. Neste contexto, pretende-se recriar o espaço Scriptorium onde não só se encontram livros, mas se procede à reprodução e fabrico dos mesmos.

“Oficina”
Esta área visa recriar um espaço onde se desenvolvem as mais variadas atividades necessárias para o bom funcionamento do mosteiro. Desde o fabrico e conserto de instrumentos vários, passando pela manutenção das vestes dos/das monges/monjas até à produção de artigos específicos para venda externa, este espaço é vital para uma comunidade cuja máxima é “ora et labora”.

11h30 Início das atividades
12h30 Visita guiada: “Nas pegadas da Fé”
16h30 “O Pão de Deus”
18h30 Visita guiada: “Nas pegadas da Fé”
19h00 Eucaristia
00h00 Encerramento das atividades

“Nas pegadas da Fé”: visita guiada ao quotidiano monástico
Guiados pelo Prior da Colegiada, os participantes têm a oportunidade de conhecer a vivência de uma comunidade religiosa medieval e as suas particularidades.
Horários da visita:
Quinta-feira, 22: 18h30