Horário: De terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Ourivesaria

Ourivesaria

A singularidade da coleção de ourivesaria do Museu de Alberto Sampaio, essencialmente constituída por peças de arte sacra, advém da sua unidade, da sua homogeneidade, do facto de se encontrar invulgarmente bem documentada e também do facto de nela estar incluída uma quantidade expressiva de peças de produção local. Cerca de 70% do número total de peças é proveniente de uma única instituição – a Insigne e Real Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira – e as alfaias provenientes de Santa Marinha da Costa e de S. Torcato, ou da igreja de S. Miguel do Castelo, acabaram por ser integradas no tesouro da Colegiada; além destas, no templo da Colegiada estava sediada a Irmandade de S. Nicolau, cujas pratas foram depositadas no Museu em 1994, constituindo um núcleo secundário dentro da coleção.

O tesouro de Nossa Senhora da Oliveira, com peças que se situam entre o século XII e o século XIX, formou-se graças às sucessivas doações de reis, de priores, de cónegos, de simples devotos, ou, então, por encomenda da Fábrica da Igreja para responder a necessidades de culto. Embora desaparecidas muitas das obras que o compunham, este tesouro é suficientemente demonstrativo do esplendor litúrgico que caracterizava a mais importante instituição eclesiástica de Guimarães, documentando diversas realidades culturais e sensibilidades artísticas e evocando histórias de fé, de poder ou de afirmação pessoal.

De destaque obrigatório nesta coleção, refira-se o magnífico tríptico em prata dourada, presente oferecido por D. João I a Santa Maria da Oliveira em agradecimento pela vitória na Batalha de Aljubarrota em 1385.

Pormenor do pé e nó do cálice em prata, do século XII, oferecido por D. Sancho I.

Cálice e patena de D. Sancho

Século XII

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Pormenor de relevo e punção em cofre relicário de prata. Século XIII.

Cofre-relicário

Século XIII

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Pelicano. Pormenor de cruz processional em prata. Século XIV.

Cruz processional

Século XIV

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Jesus ao colo da Virgem. Pormenor da escultura em prata dourada e esmalte. Século XIV.

Santa Maria da Oliveira

Século XIV

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Pormenor dos esmaltes em patena de prata dourada, do século XIII.

Cálice e patena

Séculos XIII e XIV 

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Grande plano de São José. Pormenor do açtar em prata 'Tríptico na Natividade'. Século XIV.

Tríptico da Natividade

Século XIV ou XV

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Fechadura. Pormenor de cofre relicário em prata. Século XV.

Cofre-relicário

Século XV

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Pormenor de cofre relicário em prata dourada do século XV.

Cofre vegetalista

Século XV

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Pormenor da haste de cálice em prata dourada com aplicações em esmalte. Século XVI.

Cálice e patena

Século XVI

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Pormenor do pé e tintinábulos de custódia de prata dourada, do século XVI.

Custódia

Século XVI

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Pormenor da haste de cruz processional em prata do século XVI.

Cruz processional

Século XVI

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