Horário: De terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Rua Alfredo Guimarães

4800-407 Guimarães

Martírio de São Sebastião

 

Martírio de São Sebastião

Autor: Desconhecido

Data: Século XVI, 2.ª metade

Material: Argamassa de cal e pigmentos

Dimensões (cm): alt. 171 x larg. 155

Proveniência: Ponte da Barca, Igreja de São Salvador de Bravães

N.º de Inventário: MAS PD 4

São Sebastião aparece amarrado a uma árvore com o corpo cravejado de setas, ladeado por dois arqueiros que se preparam para lançar novas setas.

Pintada na parede frontal esquerda da nave da igreja, esta representação do Martírio de São Sebastião encontrava-se sobreposta a uma outra pintura, também a fresco, com o mesmo tema.

Como referido por Paula Bessa, esta pintura mural e a da Sagrada Família (MAS PD 3) foram destacadas das paredes que ladeiam o arco triunfal da Igreja de São Salvador de Bravães nos anos trinta do século XX. Poderão ter sido feitas por uma mesma oficina e foram executadas sobre as pinturas anteriores – que permanecem in situ – figurando o Martírio de São Sebastião e Nossa Senhora como o Menino. Ou seja, a realização destas novas pinturas sobre as anteriores corresponde, muito provavelmente, a uma alteração do gosto e à manifestação de novas formas de devoção.

Estas pinturas, nas quais se manifesta gosto pelo movimento e pela rotundidade das formas, são, muito provavelmente, manifestações de uma estética já maneirista e pós-tridentina.