Horário: De terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Rua Alfredo Guimarães

4800-407 Guimarães

Sagrada Família

 

Sagrada Família

Autor: Desconhecido

Data: Século XVI

Material: Argamassa de cal e pigmentos

Dimensões (cm): alt. 150,5 x larg. 130,7

Proveniência: Ponte da Barca, Igreja de São Salvador de Bravães

N.º de Inventário: MAS PD 3

Esta representação da Sagrada Família apresenta, ao centro, Nossa Senhora dando o peito ao Menino e, do lado direito, está São José com um objeto na mão esquerda.

Esta pintura e a que representa o Martírio de São Sebastião (MAS PD 4) foram destacadas das paredes que ladeiam o arco triunfal da Igreja de São Salvador de Bravães nos anos trinta do século XX. Segundo Paula Bessa, poderão ter sido feitas por uma mesma oficina e foram executadas sobre as pinturas anteriores – que permanecem in situ – figurando o Martírio de São Sebastião e Nossa Senhora com o Menino. Ou seja, a realização destas novas pinturas sobre as anteriores corresponde, muito provavelmente, a uma alteração do gosto e à manifestação de novas formas de devoção.

Estas pinturas, nas quais se manifesta gosto pelo movimento e pela rotundidade das formas, são, muito provavelmente, manifestações de uma estética já maneirista e pós-tridentina. Este fresco revela a adoção de modelos italianizantes (neste caso rafaelescos), com utilização de grottesche e uma finura de desenho ao clássico que pode remeter para oficina bracarense.