Tríptico da Lamentação (painel central): Lamentação de Cristo
Autor: Desconhecido
Data: Século XVI
Material: Óleo sobre madeira de castanho
Dimensões (cm): alt. 195 x larg. 149,5
Proveniência: Guimarães, Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira
N.º de Inventário: MAS P 3 (1/3)
Este tríptico tem como tema principal a Lamentação pela Morte de Cristo. No painel central, e em primeiro plano, um conjunto de homens e mulheres mostram a sua dor e sofrimento através do choro, da expressão facial e da posição das mãos. Nesta composição há uma encenação que pretende emocionar quem observa e que poderá ter sido inspirada nos teatros de mistérios, representações teatrais populares de temas religiosos. Como pano de fundo, e ajudando a localizar no espaço, aparece a representação da cidade de Jerusalém e do monte Calvário, dando alguma profundidade e perspetiva à pintura.
Os volantes deste tríptico [MAS P 3 (2/3) e MAS P 3 (3/3)] representam, do lado esquerdo, São Brás com o menino e, do lado direito, São Jerónimo martirizando-se. No reverso vê-se uma Anunciação.
Pintura de influência flamenga, está carregada de simbolismo e é um importante testemunho da arte portuguesa do século XVI. De acordo com Ignace Vandevivere e José Alberto Seabra de Carvalho, estamos perante a mais singular iconografia do episódio da Lamentação existente em Portugal, sendo de destacar igualmente a composição narrativa teatralizada e o estilo muito particular deste mestre.
Estes dois historiadores dedicaram-se ao estudo de um pequeno acervo de pinturas (MAS P 8, MAS P 11 e MAS PD 1), em que esta se inclui. Todas possuem o mesmo estilo de execução muito pessoalizado, bem como diversas afinidades estilísticas que parecem indiciar uma mesma autoria: uma oficina vimaranense, ativa no início do século XVI, com um interessante mestre desconhecido que escolheram designar como Mestre Delirante de Guimarães.
Tríptico da Lamentação (volante esquerdo): São Brás; Anjo da Anunciação
Autor: Desconhecido
Data: Século XVI
Material: Óleo sobre madeira de castanho
Dimensões (cm): alt. 182 x larg. 49,5
Proveniência: Guimarães, Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira
N.º de Inventário: MAS P 3 (2/3)
Este tríptico apresenta, no seu volante esquerdo, uma representação de São Brás paramentado como bispo com mitra e báculo e segurando um livro na mão esquerda. A seus pés, encontra-se uma figura masculina de criança com uma das suas mãos sobre a garganta. No reverso deste volante representa-se o Anjo da Anunciação com panejamentos de túnica muito vincados e de asas abertas. Está envolto numa filactera estreita com as palavras da saudação.
Tríptico da Lamentação (volante direito): São Jerónimo; Virgem da Anunciação
Autor: Desconhecido
Data: Século XVI
Material: Óleo sobre madeira de castanho
Dimensões (cm): alt. 182 x larg. 49,5
Proveniência: Guimarães, Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira
N.º de Inventário: MAS P 3 (3/3)
O Tríptico da Lamentação apresenta, no anverso do seu volante direito, uma representação de São Jerónimo de pé, com uma pedra na mão e o peito lacerado numa paisagem de rochas e colinas. A seus pés, o chapéu cardinalício. No reverso deste volante representa-se a Virgem da Anunciação, em primeiro plano, ajoelhada diante de uma mesa em que está um livro aberto, com a cabeça ligeiramente erguida e as mãos cruzadas sobre o peito. Uma pomba paira sobre a sua cabeça. Ao fundo, um interior doméstico com frestas e janelas, e um nicho com uma jarra de lírios.
SABER MAIS: Para um conhecimento mais aprofundado sobre esta obra, ver aqui o programa “Visita Guiada” da RTP2, de 29 de junho de 2015, dedicado ao “Mestre Delirante de Guimarães”.