Horário: De terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Inscrição Comemorativa da Sagração da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

 

Inscrição Comemorativa da Sagração da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Autor: Desconhecido

Data: 1401, 23 de janeiro

Material: Calcário policromado

Dimensões (cm): alt. 72,5 x larg. 64,5 x prof. 103

Inscrição: + ERA DE MIL e CCCC XXXIX ANOS / XXIII DIAS DO MES DE IANE(i)RO DIA D(e) / SANTE YL (de)EFONSO FOY SAGRADA ESTA E/ GRESA [Sic] POR MANDADO DO MUY NOBR / E REY DON IOHAN DE PORTUGAL E DA M / UY NOBRE REYNHA DONA FELIPA SUA MO / LHER FILHA DEL DUC DE LENCASTRE e SAG / ROA O BISPO DO PORTO DON IOHAN DAZANB / UJA ESTA OBRA FEZ IOHAN GARCIA MESTRE.

Proveniência: Guimarães, Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

N.º de Inventário: MAS L 5

Inscrição estruturada em dez linhas que apresenta uma larga moldura finamente esculpida. Em cima, dentro de três medalhões circulares definidos por encordoado, estão três escudos: nas extremidades as armas de Dom João I (escudo de Portugal colocado sobre a cruz de Avis), ao centro o escudo de São Jorge (escudo branco com cruz vermelha). Nos restantes lados a moldura apresenta uma sequência de folhas de videira que partem de uma carranca esculpida no centro da moldura inferior.

Esta inscrição, datada de 23 de janeiro de 1401, assinala a sagração da Igreja da Senhora da Oliveira pelo bispo do Porto, Dom João Afonso Esteves da Azambuja, numa cerimónia onde esteve presente o próprio monarca que ordenou a reconstrução do templo, Dom João I. Para além da rainha Dona Filipa de Lencastre, também os pequenos infantes terão estado presentes, conforme refere o diploma da sagração que se encontra no Arquivo Municipal de Guimarães.

Para além de ser um exemplar mais cuidado do que a inscrição comemorativa da fundação da nova igreja (MAS L 4), chegou também até nós em melhor estado de conservação, porque esteve sempre no interior da igreja.

As obras estiveram a cargo do mestre de pedraria João Garcia de Toledo, que remodelou a igreja no estilo gótico.

 

ATIVIDADES EDUCATIVAS RELACIONADAS

Visita temática: D. João I e Guimarães