Relicário
Autor: Bento de Antas
Data: 1664
Material: Prata dourada
Dimensões (cm): alt. 41,1 x larg. 19
Inscrição: ESTA RELIQVIA HE DS TO(R)CATO D(I)SIPULO D(O) SAMTIAQO APOSLO CVIO CORPO SE C(H)OVINTEIRO + DD(I)OQOLOBO D(A) SILVRª IN D (I) QNO PRIOR DESTA REAL COLEGIADA DE N SRA D(A) OLIVEIRA DEV ESTA COSTODIA ANNO 1664
Proveniência: Guimarães, Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira
N.º de Inventário: MAS O 26
Relicário de base circular decorada com cartelas. Possui uma haste em balaústre rematada superiormente por três anéis salientes. O ostensório é oval com vidros em ambas as faces, ladeados por molduras, onde se encontra gravada uma inscrição e encimado por uma cruz. A inscrição identifica o conteúdo, o doador e data de doação do relicário.
Este relicário foi mandado fazer em 1664 pelo prior Dom Diogo Lobo da Silveira para guardar a relíquia de São Torcato, procurando, assim, proteger um dos mais importantes tesouros espirituais da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.
A relíquia de São Torcato teria sido arrancada do corpo do santo pelo mestre-escola da Colegiada, Doutor Rui Gomes Golias e, após a morte deste, o osso do calcanhar foi entregue pelas suas três sobrinhas à Colegiada.