Martírio de São João Evangelista

Autor: Desconhecido

Data: Século XVII, início

Material: Óleo sobre madeira de castanho

Dimensões (cm): alt. 140 x larg. 51,2

Proveniência: Guimarães, Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha

N.º de Inventário: MAS P 58

Nesta tábua representa-se um dos martírios a que, segundo a lenda, São João Evangelista terá sido sujeito. O santo aparece em tronco nu, com as mãos postas e os olhos erguidos para o céu. Está dentro de um caldeirão, colocado sobre uma grade que está sobre uma fogueira. À direita, três outras figuras masculinas: em cima, um ancião, por baixo, um homem carrega um molho de lenha e, no canto inferior, um outro atiça o lume.

Esta tábua e uma outra (MAS P 59) de fabrico local com passos da Vida de São João Evangelista fazem parte da exposição permanente do museu. De acordo com Vítor Serrão, estas obras maneiristas, de execução bastante convencional, seguem estampas maneiristas nórdicas inspiradas em Martin de Vos (1532 – 1603).