Pentecostes
Autor: Desconhecido
Data: 1540 – 1550
Material: Óleo sobre madeira de castanho
Dimensões (cm): alt. 127 x larg. 121,8
Proveniência: Guimarães, capela da antiga Casa do Senado
Proprietário: Guimarães, Câmara Municipal de Guimarães
N.º de Inventário: MAS PD 2
O tema desta pintura é inspirado no texto bíblico dos Atos dos Apóstolos, onde se refere que, cinquenta dias após a Ressurreição de Cristo, o Espírito Santo, sob a forma de línguas de fogo, desce sobre as cabeças dos apóstolos, iluminando-os, dando-lhes sabedoria e fazendo-os falar os mais variados idiomas. Neste quadro é dado destaque à Virgem, que aparece colocada ao centro, sentada e com um livro no regaço. Ao seu redor estão dezasseis figuras, doze representando os apóstolos e três as Santas Mulheres, ganhando destaque de entre elas São João Evangelista, São Pedro e Santa Maria Madalena.
A última personagem representada e aqui referida é um homem vestido com o hábito de cavaleiro da Ordem de Cristo e sobre o qual não desce o Espírito Santo – trata-se de Baltazar Vieira de Carvalho, que foi desembargador do rei e que terá encomendado esta pintura para os antigos Paços do Concelho de Guimarães.
Seguindo já as novas proposições estéticas do Maneirismo, esta peça é muito interessante pelas deliberadas deformidades perspéticas, cromatismo quente e agitação das poses, ainda que com limites inventivos que traem o artista regional.