Virgem com o Menino
Autor: António Vaz
Data: ca. 1540
Material: Óleo sobre madeira de castanho
Dimensões (cm): alt. 59,5 x larg. 49,5
Proveniência: Guimarães, Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, capela privativa dos Dom Priores
Inventário: MAS P 7
Sob duas mísulas com cabeças de querubins, destaca-se a figura da Virgem com o Menino nos braços. De notar que Maria acaricia o pé do Menino, podendo, por isso, ser considerada uma representação da Virgem da Ternura. O Menino abraça a cruz, símbolo premonitório da sua futura crucificação. Dois pássaros, símbolo dos mensageiros divinos, um dos quais com uma mancha vermelha e outro que segura no bico uma filactera com a assinatura do pintor, estão colocados sobre o parapeito, juntamente com um livro aberto e uma maçã, alusão ao pecado original nas representações de Adão e Eva. Porém, nestas representações da Virgem com o Menino, a maçã simboliza o fruto proibido que não foi provado, ou seja, significa salvação e redenção.
O estudo desta pintura levou Dalila Rodrigues a identificar alguns problemas historiográficos que se levantam em torno da identidade e atividade do pintor António Vaz, autor desta tábua vimaranense, e da sua relação com o homónimo pintor de Viseu, discípulo de Vasco Fernandes, permanecendo a dúvida sobre uma mesma autoria e identidade para os dois pintores.