Horário: De terça a domingo, das 10h00 às 18h00

A 14 de maio assinala-se a Noite Europeia dos Museus, e o Museu de Alberto Sampaio vai celebrar a data com atividades gratuitas que se vão prolongar pela tarde e noite!

As nossas propostas passam pelo teatro, pela dança e por visitas guiadas que vão surpreender o público que nos visite…

Destaque para o espetáculo de teatro “A Árvore Livreira”, que explora a obra “O Romance da Raposa”, de Aquilino Ribeiro, e que se destina a todas as idades. Convidamos, por isso, as famílias a virem ao Museu no próximo sábado à tarde e deixarem-se surpreender por esta atividade que terá lugar ao ar livre, no jardim!

A oliveira do claustro, classificada como Árvore de Interesse Público desde 2021, e as relíquias da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira serão também protagonistas de outros momentos do dia, através de visitas orientadas que permitirão conhecer melhor as suas extraordinárias histórias.

Consulte o programa detalhado e participe! A entrada é livre para as atividades programadas ao longo do dia e é gratuita para o Museu a partir das 18h00.

10h00-23h00
Roteirinhos do Museu
Neste dia, presenteamos as famílias e as suas crianças com um dos nossos Roteirinhos do Museu. Com estas edições infantojuvenis conhecer o Museu fica mais divertido! Temos três propostas diferentes: o “Roteirinho dos Animais”, o “Roteirinho das Adivinhas” ou o “Roteirinho da Música”. Venha experimentar!
Público-alvo: famílias

Teatro de Sombras “Lenda da Oliveira” + Atelier “Brincar com as Sombras”
Neste dia, o Museu de Alberto Sampaio convida os mais novos a assistirem a um encantador teatrinho de sombras que dá a conhecer a história da árvore mais famosa de Guimarães — a Oliveira. Para complementar, os participantes poderão, ainda, construir uma das sombras que participaram nesta peça.

Visita Guiada “O Museu de Alberto Sampaio: tornar visível o invisível”
Lurdes Rufino, Museu de Alberto Sampaio

Visita Guiada “A história de uma oliveira centenária”
Maria José Meireles, Museu de Alberto Sampaio
Rita Salgado, Câmara Municipal de Guimarães (técnica responsável pela proposta de classificação da oliveira do claustro)

Teatro “A Árvore Livreira”. ItineranteEnredo – Associação Teatro
Sinopse
Uma árvore igual e muito diferente de tantas outras, que é regada com letras, cujas folhas têm palavras escritas e os frutos são livros. Dois “jardineiros” gostam de ler histórias à sombra da árvore, colhem um livro, cheiram-no e comem-no (perdão, lêem-no).
Um dia, a árvore dá um bom livro e madurinho para ler, O Romance da Raposa, de Aquilino Ribeiro, o qual conta a história de uma Raposinha que decide muito jovem sair de casa e partir à aventura pelos bosques e matas, descobrindo o mundo e a si própria.
Os contadores de histórias leem de memória partes do romance, representando e animando os vários personagens: o pai da Raposa, o Lobo, o Teixugo, o Gato bravo malfeitor, o Urso sábio dos saltimbancos e tantos outros que acompanharão a Raposinha nas suas peripécias.
Assistiremos como a Raposa sobrevive, através da sua esperteza e inteligência, às garras do Lobo brutamontes. Só nos resta rir e pensar, sem juízos morais, pois aqui o fisicamente mais fraco ganhará sempre à força bruta.

Conceção e realização: Jorge Alonso e Eva Paula
Livro abordado: O Romance da Raposa, de Aquilino Ribeiro
Público-alvo: espetáculo para todas as idades
Duração: 1 hora

Teatro de Sombras “Lenda da Santa Cabeça”
Neste teatro, conta-se uma história muito curiosa que gira em torno de um relicário muito bizarro e de uma cadela raivosa e que tem como protagonista D. João I, o rei da Boa Memória!

“Reencontro”. Associação de Dança de Guimarães
Espetáculo que é o resultado de um conjunto de workshops, orientados por Rafaela Salvador e Ricardo Machado, que decorreram no âmbito da Semana da Dança de Guimarães.

Visita Guiada “Ver relíquias, descobrir tesouros”
Maria José Meireles, Museu de Alberto Sampaio

Guimarães Project Room V – Coletivo Madrôa. Visita Guiada pelos autores

Visita Guiada “O Museu de Alberto Sampaio: tornar visível o invisível”
Lurdes Rufino, Museu de Alberto Sampaio

Teatro de Marionetas “Como D. João I tomou a vila de Guimarães”
Espetáculo inspirado na “Crónica de D. João I”, de Fernão Lopes, que nos conta, com todo o pormenor, o modo como aquele monarca tomou a vila de Guimarães, em 1385, com recurso a uma estratégia de grande engenho e astúcia… para a qual contou com a ajuda de Afonso Lourenço, um escudeiro vimaranense!

18h00-23h00
Visitas livres ao Museu
O Museu de Alberto Sampaio tem peças de excelente qualidade, doze delas consideradas tesouros nacionais. Neste dia, o Museu abre as suas portas aos visitantes, convidando-os a ver peças magníficas e a conhecer estes espaços cheios de História.