De 1 a 8 de dezembro realiza-se a segunda edição das Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira, uma iniciativa que prevê concertos de música sacra, visitas guiadas musicais, missas solenizadas com órgão e meditações musicais a realizar na Igreja da Colegiada da Oliveira, em Guimarães.

Os concertos realizam-se no domingo, dia 5, e no feriado de 8, quarta-feira, às 16h00, e a entrada é livre. Já as visitas guiadas partem do Museu Alberto Sampaio, onde será feita uma contextualização histórica da Colegiada da Oliveira e analisadas obras de arte ligadas à música, como os livros de cantochão ou a estante de coro. O cadeiral da igreja também será ponto de paragem e interpretação antes da subida ao coro-alto, onde os participantes poderão observar o modo de funcionamento do órgão e assistir a um recital.

Haverá duas visitas guiadas por dia, às 10h30 e às 14h30, sendo a admissão feita mediante a apresentação de convite eletrónico, (após inscrição prévia através do número 960 238 264). Durante o tempo das visitas, a igreja estará encerrada ao restante público.

As II Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira voltam a ter a direção artística de Nuno Mimoso, músico, docente e investigador, diplomado pela Escola Superior de Música Sacra de Ratisbona, na Alemanha, e consultor da Direção Regional de Cultura do Norte. A iniciativa resulta da uma parceria entre a Colegiada da Oliveira, a Sociedade Musical de Guimarães e o Museu de Alberto Sampaio, tendo ainda o apoio do município.

Datado do século XIX, o órgão da Oliveira é uma obra do mestre organeiro vimaranense Luís António de Carvalho e é o segundo maior órgão histórico do Norte de Portugal. Foi restaurado entre 2011 e 2013 em Esmoriz, na Oficina e Escola de Organaria.

1 a 8 de dezembro

Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira | 8º Aniversário do Restauro

▪ Visitas Guiadas Musicais até ao órgão histórico partindo do Museu Alberto Sampaio (10h30 e 14h30);

▪ Meditações Musicais com 20 minutos de meditação e música de órgão: dias úteis às 12h;

▪ Liturgias Solenizadas com Órgão: Missas Feriais às 19h e Missa da Solenidade da Imaculada Conceição, no dia 8, às 12h;

Concertos de Órgão e Coro, em parceria com o Coro Vilancico da Sociedade Musical de Guimarães: dias 5 e 8, às 16h.