Neste início de ano letivo, desejamos a todos os educadores e professores dos vários níveis de ensino um ano cheio de sucessos!
Convidamo-los a regressar ao Museu para participarem, com as turmas, nas atividades fixas que constituem o nosso programa (https://www.museualbertosampaio.gov.pt/oferta-educativa/escolas/), mas também em novas atividades que o Serviço Educativo oferece.
Assim, deixamos, desde já, o convite para uma visita à exposição temporária “Atelier”, de Délia de Carvalho, patente no Palacete de Santiago – a extensão do Museu de Alberto Sampaio – até dia 10 de outubro. Poderá vir com os seus alunos visitar livremente a exposição ou escolher, de entre as propostas que apresentamos abaixo, a que melhor se adequa.
A visita, livre ou orientada, necessita de marcação prévia junto do Serviço Educativo através do telefone 253423913 ou do email: se.masampaio@museusemonumentos.pt ou masampaio@museusemonumentos.pt
Papel Manchado, Mundo Inventado
Esta visita à exposição “Atelier” de Délia Carvalho inclui a oficina de desenho e pintura “Papel Manchado, Mundo Inventado”, onde o ponto de partida é o acaso: uma mancha no papel. A partir desta forma inesperada, cada criança é convidada a observar com atenção, imaginar livremente e transformar a mancha numa criação única.
Esta oficina é uma viagem ao mundo da imaginação, onde da mancha nasce a ideia e a arte nasce da surpresa!
Público-alvo: Crianças dos 4 aos 8 anos
Duração: 40 minutos
Gratuito
Rostos com Voz
Nesta visita, partimos de puzzles e vamos à descoberta de rostos do presente e rostos que atravessaram séculos. Entre o Palacete de Santiago e o Museu de Alberto Sampaio, entre a exposição “Atelier” e as coleções do Museu, vamos dar voz aos personagens retratados e pôr pinturas e esculturas a falar! O que terão para nos dizer?
Público-alvo: Crianças dos 9 aos 11 anos
Duração: 1h
Gratuito
Olhares em Diálogo
Esta visita decorrerá entre o Palacete de Santiago e o Museu de Alberto Sampaio e explorará a exposição “Atelier” e peças das coleções do Museu. Da selfie e dos retratos de hoje aos do passado vai uma grande distância moldada por evoluções técnicas, sociais e culturais. Nesta visita, vamos procurar descobrir o que têm de comum ou de diferente os rostos das coleções do Museu e os rostos de Délia de Carvalho. É mais o que os une ou muito o que os separa?
Público-alvo: Alunos do 3.º ciclo e Ensino Secundário
Duração: 1h
Gratuito