Horário: De terça a domingo, das 10h00 às 18h00. Aos fins de semana encerra entre as 13h00 e as 14h00

O Museu de Alberto Sampaio vai assinalar o Dia Internacional dos Museus com uma série de atividades e entrada gratuita ao longo de todo o dia!

O destaque vai para o espetáculo de teatro infantil “Na boca do lobo”, destinado aos meninos dos 3 aos 6 anos dos jardins de infância do concelho de Guimarães, e que é uma adaptação do conto “O Capuchinho Vermelho”. Já para os alunos do 1º ciclo propomos o teatro de sombras “Lenda da Oliveira” seguido da atividade de descoberta da Praça da Oliveira, orientada por guião.

Sem esquecer as famílias, neste dia em que se celebram os Museus, sugerimos um dos três roteirinhos do MAS, que serão oferecidos a quem nos visitar na companhia das suas crianças. Com estas edições infantojuvenis dedicadas aos Animais, às Adivinhas e à Música, conhecer o museu torna-se muito mais divertido, uma vez que a exploração é feita por temas adaptados aos mais novos.

Neste 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, para além da coleção permanente do Museu, o visitante poderá ainda conhecer as duas exposições temporárias existentes neste momento. A exposição de fotografia “Árvores Vigilantes do Tempo”, de Fátima Carvalho, e a mostra de arte contemporânea do Guimarães Project Room V, que apresenta ao público o coletivo Madrôa.

Este ano, o ICOM, o Conselho Internacional dos Museus, escolheu para tema deste Dia Internacional “O poder dos Museus”. A entrada é gratuita, por isso, celebremos juntos!

18 de maio – Dia Internacional dos Museus

10h00 e 14h00
– Teatro de sombras “Lenda da Oliveira” e roteiro “À descoberta da Praça da Oliveira”
Este teatro de sombras dá a conhecer a lenda que está na origem da designação de uma das praças mais antigas e importantes de Guimarães: a Praça da Oliveira. De seguida, os participantes irão descobrir esta praça e os seus monumentos seguindo as pistas de um guião e tentando ultrapassar todos os desafios propostos.
Público-alvo: alunos do 1.º ciclo
Custo: 1,50€
Marcação prévia obrigatória

10h30 e 14h30
– Teatro infantil “Na boca do lobo”
Adaptação do conto “O Capuchinho Vermelho”
Nesta peça de teatro, brinca-se com o medo, uma emoção comum a todos os seres humanos e que as crianças tendem a demonstrar ou disfarçar com mais naturalidade. Aqui, veremos o Capuchinho a procurar o caminho certo para conseguir lidar com o seu medo.
Encenação e Interpretação: Eva Fernandes e Jorge Alonso
Produção: ITINERANTENREDO – Associação de Teatro
Público-alvo: Jardins-de-infância
Marcação prévia obrigatória

10h00-18h00
– Exposição temporária de fotografia “Árvores Vigilantes do Tempo”, de Fátima Carvalho – Visita livre
Autóctones, exóticas ou “veneráveis”, pela sua longevidade ou simbologia, as árvores surgem como monumentos.
Fátima Carvalho nasceu em Salto, Montalegre. Começou a fotografar na década de 90 e expõe desde 2014.
Público-alvo: geral

– Exposição temporária “Guimarães Project Room 5” – Visita livre
Neste novo momento do Guimarães Project Room, os convidados são os artistas plásticos que compõem o Coletivo Madrôa: Igor Gonçalves, Zé Teibão, André Pinto e Luís Canário Rocha.
Em residência artística desde janeiro, os autores visitaram o museu de forma individual e coletiva, e a partir daí surgiram diálogos e diferentes modos de olhar para a coleção e os seus espaços. E o resultado é uma série de trabalhos originais, que estão espalhados pelas salas do museu onde se encontra a coleção permanente.
Público-alvo: público em geral

– Roteirinhos do Museu
Ao longo deste Dia Internacional dos Museus, presenteamos as famílias e as suas crianças com um dos nossos Roteirinhos do Museu. Com estas edições infantojuvenis conhecer o Museu torna-se mais divertido! Temos três roteirinhos diferentes: o “Roteirinho dos Animais”, o “Roteirinho das Adivinhas” e o “Roteirinho da Música”. Venha experimentar!
Público-alvo: famílias

Contactos: masampaio.se@culturanorte.gov.pt ou 253 423913