Horário: Temporarily closed for renovation works.

Vista parcial da Sala de Pintura a Fresco

O Museu de Alberto Sampaio vai assinalar o Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de maio, sábado, com várias iniciativas ao longo do dia dirigidas ao público em geral e às famílias.

Teatros de sombras, visitas guiadas dentro e fora do Museu, inauguração de uma exposição temporária no Palacete de Santiago e ainda uma iniciativa que envolve a oferta de livros.

Consulte o nosso programa e participe! A entrada é livre para todos os visitantes.

PROGRAMA DE ATIVIDADES

Dia Internacional dos Museus – 18 de maio

Teatro de Sombras “E assim nasceu Guimarães”
Neste teatro de sombras, explica-se onde e como Guimarães nasceu, dá-se a conhecer personalidades como Mumadona Dias e o Conde D. Henrique e mostra-se que papéis desempenharam neste processo.

Visita Guiada: Os Tesouros Nacionais do Museu
Os Tesouros Nacionais do Museu encontram-se guardados na Sala de Ourivesaria e na Sala de Aljubarrota. Tratam-se de peças que foram oferecidas a Nossa Senhora da Oliveira ao longo dos séculos e permitem aferir da importância e riqueza da Colegiada de Guimarães.
Público-alvo: geral

Teatro de Sombras “Lenda de Santa Margarida”
Neste teatro de sombras é contada uma lenda ligada a Guimarães: a incrível história de Santa Margarida que, para provar a sua fé, teve de derrotar um monstro terrível! Esta santa, protetora das grávidas, foi outrora venerada na Igreja de São Miguel ou de Santa Margarida, junto ao castelo.
Público-alvo: famílias

Teatro de Sombras “Mãos Enamoradas”
Neste teatrinho de sombras conta-se a história de um casal de apaixonados muito simpático que dá a conhecer duas das tradições vimaranenses ligadas ao amor: a Cantarinha das Prendas e o Bordado de Guimarães.

Inauguração: exposição GMR Project Room
Stairs: Rise and Fall of Men”, de Flávio Vidal Carvalho
Palacete de Santiago

Visita guiada temática “Uma peça, um local”
A rica e abrangente coleção museológica do Museu de Alberto Sampaio é constituída por objetos de proveniência diversificada, locais que outrora presenciaram o uso ou o simbolismo destes objetos antes de serem musealizados.
Esta visita, orientada pelo Prof. Doutor António José de Oliveira (Historiador/Investigador), pretende ir à descoberta da Igreja do Convento do Carmo, local de proveniência de duas peças que integram o acervo do Museu de Alberto Sampaio, uma pintura de um Calvário e um retábulo.
Público-alvo: geral

Ao longo do dia
“Esquece/Encontra um livro no Museu”
No Dia Internacional dos Museus temos uma surpresa para os nossos visitantes: haverá quatro livros entre a nossa coleção que serão oferecidos a quem primeiro os encontrar! Por isso, visite-nos e fique atento às nossas peças, porque é junto delas que estarão “escondidos” estes presentes inesperados. Quem encontrar os livros é também convidado a partilhar a sua experiência nas redes sociais, publicando fotos do livro e dizendo em que museu o encontraram, com a hashtag #umlivronomuseu.
A iniciativa é da Assarapanto – Associação Cultural e conta com o apoio das editoras envolvidas.

Informações e inscrições: masampaio@culturanorte.gov.pt e 253 423 910