Horário: De terça a domingo, das 10h00 às 18h00. Claustro encerrado devido a obras de requalificação.

Eventos

O Museu de Alberto Sampaio participa, uma vez mais, nas Jornadas Europeias do Património, que decorrerão de 24 de setembro a 3 de outubro, este ano sob o tema Património Inclusivo e Diversificado | #patrimonioenosso.
Entre jogos de descoberta do Museu que pode fazer com o seu próprio telemóvel, jogos de exploração do Centro Histórico de Guimarães até teatrinhos e visitas guiadas, são muitas as opções…

ATIVIDADES

O Museu no seu telemóvel!
Use o seu telemóvel para ler o código QR que está disponível na receção e terá acesso a um roteiro de visita que dá a conhecer as salas do Museu e algumas das suas peças mais emblemáticas. Não deixe de experimentar esta forma de descobrir o Museu de Alberto Sampaio ao seu próprio ritmo!
Dia: 24/09 a 26/09 e 28/09 a 03/10
Hora: 10h00-17h40
Público-alvo: geral

Jogo de descoberta no Museu!
Esta atividade destina-se a todos os visitantes e, em especial, aos jovens. É uma visita em forma de jogo e uma forma apelativa de conhecer o Museu. Para experimentar é necessário descarregar a aplicação ActionBound no telemóvel e usá-la para ler o código QR que está na receção. Depois é só superar os desafios que propomos e que permitem descobrir o museu e as suas peças!
Dia: 24/09 a 03/10
Hora: 10h00-17h40
Público-alvo: jovem

A brincar e a aprender com os jogos do Museu!

Na página da internet do Museu, há uma secção dedicada aos mais novos, onde se encontram jogos que se apresentam como uma forma lúdica de dar a conhecer o Museu e as suas coleções. Esperamos que estes recursos proporcionem momentos de diversão e aprendizagem e que despertem em todos os que os experimentarem o desejo de muitas visitas ao Museu!
Dia: 24/09 a 03/10
Hora: ao longo do dia
Atividade não presencial
Público-alvo: infantil

Visita à Sala de Aljubarrota
Nesta visita, ficará a conhecer as duas magníficas peças que o rei ofereceu, em sinal de gratidão, a Nossa Senhora da Oliveira depois da vitória na batalha de Aljubarrota: o seu loudel e um tríptico de prata dourada. Não perca a oportunidade de descobrir estes tesouros nacionais!
Dia: 24/09

À descoberta da Praça de Santiago
Com a ajuda de um divertido guião, visitantes de todas as idades poderão, de forma autónoma, descobrir a história desta Praça tão típica do Centro Histórico de Guimarães e algumas das suas curiosidades.
Dia: 25/09 e 26/09
Hora: 10h00-17h30
Custo: 1,50€
Público-alvo: geral

Como D. João I tomou a vila de Guimarães!

Este teatro de marionetas baseia-se num episódio narrado por Fernão Lopes, na “Crónica de D. João I”, onde nos é contado, com todo o pormenor, o modo como este monarca, em 1385, tomou Guimarães.
Nessa época, Guimarães tinha duas vilas, a Vila Baixa e a Vila Alta, e ambas apoiavam o rei de Castela e D. Beatriz. D. João I, empenhado em conquistar Guimarães para a sua causa, decidiu tomar primeiro a Vila Baixa. A estratégia que utilizou foi, sem dúvida, de grande engenho e astúcia!
Dia: 29/09
Público-alvo: escolar

E assim nasceu Guimarães!
Neste dia apresentamos um teatro de sombras que explica como e onde nasceu Guimarães. Faz-nos viajar no tempo para falar de lugares, monumentos e personagens históricas ligadas às origens desta cidade. Através deste teatro, acompanhamos a evolução do espaço que hoje é ocupado pelo Museu de Alberto Sampaio, o local onde, afinal, o coração de Guimarães começou a bater!
Dia: 30/09
Público-alvo: escolar

À descoberta do Centro histórico de Guimarães
Com a ajuda de um divertido guião, visitantes de todas as idades poderão, de forma autónoma, descobrir alguns dos locais mais emblemáticos do Centro Histórico de Guimarães e algumas das suas curiosidades.
Dia: 02/10 e 03/10
Hora: 10h00-17h30
Custo: 1,50€
Público-alvo: geral

Contactos para informações: 253423913 ou masampaio.se@culturanorte.gov.pt.
As atividades a realizar um pouco por todo o país podem ser consultadas aqui: