Horário: De terça a domingo, das 10h00 às 24h00 (apenas julho e agosto)

Rua Alfredo Guimarães

4800-407 Guimarães

Os museus geridos pela Direção Regional de Cultura do Norte têm agora ao dispor dos visitantes novos recursos de visita, através de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. O Museu de Alberto Sampaio faz parte da primeira fase de implementação do projeto, juntamente com o Paço dos Duques de Bragança, o Museu dos Biscainhos, o Museu D. Diogo de Sousa (Braga), e o Museu do Abade de Baçal (Bragança)

A iniciativa surge no âmbito do lançamento da plataforma MuseusPortugal.pt, disponível em www.museusportugal.pt, que resulta de um protocolo de parceria entre a Direção Regional de Cultura do Norte e a empresa DKS Studios, com o apoio do Programa Garantir Cultura.

Para incentivar e capacitar todos os visitantes – desde crianças, jovens, adultos, idosos ou pessoas com incapacidades visuais e auditivas –, a plataforma MuseusPortugal.pt pretende contribuir para a criação de uma experiência única, abrindo um mundo imersivo de experiências, informações, vídeo e conteúdos 3D para os museus nacionais.

Com a integração de Realidade Aumentada através de uso de aplicativo móvel para smartphone ou tablet, os visitantes experienciarão a sobreposição de imagens interativas à visão da realidade. Os visitantes terão ainda acesso a conteúdos exclusivos ao visualizar um espaço, uma obra de arte ou um artefacto, onde será possibilitado o acesso a informações de texto, vídeo, fotografias e objetos volumétricos em 3D, tudo isto guiado por um robô virtual que o acompanhará por vários pontos de interesse nos espaços a visitar.