Horário: Terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Eventos

A Bienal de Arte Têxtil Contemporânea vai passar pela extensão do Museu de Alberto Sampaio, entre outros espaços já habituais na cidade de Guimarães, com a apresentação da peça de um artista do país convidado desta edição, o Canadá.

O Palacete de Santiago e a Sociedade Martins Sarmento são, de resto, os locais escolhidos para mostrar as obras dos criadores selecionados em parceria com a BILP – Biennale Internationale du Lin de Portneuf, cujo objetivo é proporcionar ao público português uma visão representativa das tendências atuais da arte têxtil contemporânea canadiana. Para o efeito, os curadores selecionaram obras de artistas sediados em várias regiões do Canadá, incluindo vozes das Primeiras Nações e de outras comunidades que fazem parte do tecido do país, a par de criadores emergentes e artistas consagrados. Bordados, tapeçarias e tecelagem são técnicas que estarão presentes, mas há também espaço para a escultura, a instalação e o vídeo.

A Contextile – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea abre ao público no dia 7 de setembro, às 16h00, com a inauguração da exposição internacional no Palácio Vila Flor. A mostra do que se faz atualmente ao nível da arte têxtil passa também pela Garagem Avenida, pela Plataforma das Artes (CIAJ), pelo Instituto de Design. No dia 7 de setembro a entrada para as exposições é gratuita, em todos os espaços.

18h00 | Sociedade Martins Sarmento | Palacete Santiago
“Pais Convidado, Canadá”
Inauguração Exposição