Horário: Temporariamente encerrado para obras de requalificação

Eventos

A arte impressionista e simbolista vai tomar conta do jardim do Museu de Alberto Sampaio nas noites de verão. O espaço junto à muralha de Guimarães acolhe mais um evento marcante para a cidade: um espetáculo luminoso que celebra os pintores Claude Monet e Gustav Klimt.

“Arte no Jardim: Monet & Klimt” é um evento multimédia que combina luz, música, arte e poesia, numa verdadeira experiência multissensorial ao ar livre que promete não deixar ninguém indiferente. O espetáculo foi concebido pelo ateliê criativo OCUBO para o jardim do Museu e será apresentado em antestreia no dia 29 de junho, pelas 21h00, abrindo ao público no dia 30, às 21h30.

O espetáculo inicia-se com uma homenagem a Claude Monet e ao seu adorado Jardim de Giverny, com esculturas florais gigantes a iluminarem-se ao som de Chopin, momento acompanhado pela declamação do poema “Quando vier a Primavera”, de Alberto Caeiro. Em seguida, a fachada do Museu transforma-se numa tela gigante, com cada detalhe da arquitetura do edifício a dar vida a uma reinterpretação artística do legado impressionista de Claude Monet.

Num segundo momento terá lugar um tributo à intimidade e arte romântica de Gustav Klimt e à sua “Árvore da Vida”. Ao som de Ludovico Einaudi, as árvores do jardim iluminam-se, enquanto é declamado um excerto do texto do livro “Húmus” de Raul Brandão, referência cultural incontornável de Guimarães. Segue-se uma viagem pelas obras e pela vida do pintor austríaco, tendo como fio condutor a sua pintura mais emblemática: O Beijo. Os momentos de declamação terão a voz dos atores vimaranenses Inês Lago e João Ventura.

Esta iniciativa surge no âmbito do espetáculo imersivo “Impressive Monet & Brilliant Klimt”, que se encontra atualmente em exibição nas Immersivus Gallery de Lisboa e do Porto, e que conta já com um total de mais de 120 mil visitantes.

A experiência chega agora a Guimarães e é a primeira desenvolvida pelo OCUBO para o jardim do Museu de Alberto Sampaio, um aspeto salientado pelo responsável pelo ateliê criativo, Edoardo Canessa, que fala numa “ligação íntima desta emocionante viagem ao espaço para o qual foi desenhada”.

“Arte no Jardim: Monet & Klimt” estará disponível de terça-feira a domingo, entre as 21h30 e as 23h. Os bilhetes custam 9€ para o público em geral e 8€ para residentes na cidade, e podem ser adquiridos através da plataforma www.portugalagenda.com. As crianças até aos 5 anos têm entrada gratuita.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.

“Arte no Jardim: Monet & Klimt”
30 de junho – 17 de setembro
21h30-23h00
Jardim do Museu de Alberto Sampaio